domingo, 18 de setembro de 2011

Douro Bike Race

Amarante.
Adventure, 90kms!
6H06m de pura satisfação em cima da bike, não a minha pois o quadro foi-se, mas sim a do João Dinis!! Não é a mesma coisa, mas serviu na boa!

Fui com o irmão dele, o Pedro, o qual foi excelente companhia como era de esperar.
A prova foi no sábado, mas saímos na sexta e pernoitamos no pavilhão do "campus" do DBR. Na sexta ainda houve tempo de colocar as minhas rodas e selim na bike emprestada e que seria a minha companheira para essa aventura. Aproveitámos e jantámos em minha casa.
Chegámos e fomos fazer um reconhecimento do campus antes de irmos dormir.
No sábado lá fomos nós de bike até ao centro de Amarante, local da partida. Fizémos por um antigo caminho de ferro. Sempre planinho para não começar a sofrer no aquecimento!!
Na partida encontrámos o verdadeiro aparato de uma prova a sério.
Lá fomos nós e para começar foi logo a subir durante 30kms!! Talvez 10 em alcatrão e o restante em estradão e trilhos técnicos. Ufaaaa...! Consegui manter sempre aquele ritmo certinho. No inicio a ser ultrapassado por alguns, no meio esses já tinham ficado para trás e depois foi sempre a somar. Lá em cima estava o primeiro posto de abastecimento. Enquanto o Pedro não vinha aproveitei para beber umas coca-colas e comer umas fatias de melancia. Pouco depois ele apareceu mas com um problema mecânico, o cabo das mudanças partido!! Lá ele preparou a bike de modo a ficar em triple speed, só mudava as mudanças da frente. Tinha que ir assim até à proxima zona de abastecimento pois só lá é que havia um serviço mecânico! Mas correu bem, pois foi a subir mas em estradão, sem subidas técnicas. Tinha optado por deixar na mais pequenina atrás. Andou bem!
Então lá, e com uma fantástica vista para a serra da Sra. Da Graça, conseguimos reparar o problema. Demorou um bocadinho mas mais uma vez deu para abastecer com líquidos e sólidos!! Não é muito bom para mim, pois não gosto destas quebras. Eu só me lembro de ter parado uma vez numa zona de abastecimento em Portalegre (nas Antenas).
A partir dali daríamos inicio à primeira descida e... queda!!!... A minha primeira queda!! Descida muito técnica, muito devagar e a roda da frente a não passar uma pedra e ... caputanço!! Nada de grave, uma queimadela no braço graças ao disco do travão, uma dor no joelho devido ao bater numa pedra e SIGA!!!
Paisagens espetaculares!!! Mesmo excelentes. Muito tempo com visão para o já dito monte farinha (Sra. da Graça). Outro momento alto foi a passagem pelo rio Tâmega, a pé claro!! Que bem que soube a agua fresquinha nos Postiga inferiores!!! E logo de seguida a terceira zona de abastecimento e mais uma vez... paragem para a Coca-Cola!! Já faltava pouco e aproveitamos para puxar mais um bocadinho pelas máquinas e elas responderam bem!!...
No final, banhinho e casa!!
Que Adventura!!