domingo, 17 de abril de 2011

130 kms... 4600 mts de acumulado ascendente!!!!!

16 de Abril: A Coça!!!
Algo inacreditávelmente assustador e brutal!!!

Já há algum tempo que andava a preparar uma coisinha destas e tinha ficado reservado para a serra da Freita. Track aqui, track acolá... alguma pesquisa, Trackmaker e voilá!!... Estava traçada a linha que iriamos percorrer. Acabei por ir mais o meu colega Rui Doutor.
8h20 estávamos a sair de Sernada, começámos a subir até aos 4 caminhos pelo geodésico, continuando em frente (sempre a subir) até à serra da Freita. Quando lá chegámos, depa´mos com a famosa cascata de Mizarela!! Que coisa impressionante!!!!!
Antes disso tivemos que passar por alguns obstáculos mais inesperados, tipo vacas no caminho e subir montes com a bike às costas como se fossemos cabras montanhesas. Passo a explicar, em relação às vacas soltas por essa serra ficámos à espera que a qualquer momento fossemos atacados por elas só pela maneira como olhavam para nós, mas não, era tudo pacifico! Em ralção à bike nas costas, estávamos a fazer um caminho e estávamos em cima da linha do GPS, aparantemente estava tudo bem. De repente a linha "começa a fugir" e nós não viamos nenhuma alternativa. Ela fugia simplesmente porque não era esse o caminho!!! O caminho tinha estado em cima de nós, bons metros em altura e poucos de largura!! Voltar para trás era complicado pois esse caminho era complicadissimo e já tinhas feito talvez uns 3 fms. Conclusão: Trepar até ao caminho, por entre rochas e pedras!
Continuámos a fazer o percurso pelo lado norte da serra. Aí sim, algo de outro mundo: Planaltos com dimensões assustadoras e sempre com Arouca lá em baixo à vista!! Talvez dos momentos mais impressionantes que tenho assistido nos meus passeios de btt. Sempre com as Eólicas à direita. E depois em vez de descermos virados a Manhouce, estava traçado que iriamos atingir o pico máximo de 1088mts e lá fomos a passear entre as Eólicas.
Houve um pastor que estava a descansar à sombra que aconselhou-nos a não ir por alí pois não iriamos conseguir... fomos e conseguimos!!! Devagarinho mas sempre em cima das bikes!!! Poderosos!!
Em Manhouce parámos num café para tomarmos algo e a falármos com a dona esta diz-nos que nós eramos masoquistas se fossemos pelo caminho que estávamos a contar-lhe! E ela a dizer: viram já aqui à direita e é sempre direitinho até Sernadinha, se forem por aí vão até à barragem e depois têm que voltar a subir muito!!!
Está-se a ver por onde fomos. E valeu!! Lindo!
As minhas fraquezas começavam então a notar-se. Ao contrário do meu colega, não me fui nutrindo ao longo da viagem e depois quando comecei já era tarde. Erro! Erro! Erro!... Mas pronto, lá continuámos em direcção à serra do Ladário, o último grande obstáculo. Junto ao rio vouga (altitude 80 mts) começamos a subir até que aos 480mts em +/- 5 kms decidimos optar por algo diferente ao planeado. A subida era bastante dura e com muita pedra e o Ladário ainda estava longe. Eram 18h30, seguramente mais 40 minutos até lá e depois ainda havia a respectiva descida toda ela em pedra. Tudo poderia complicar-se!!! Correriamos o risco de ter que fazer trajectos perigosos já de noite. Optámos então por alcatrão, também já era justo!!!
Foi em Nespereira, pouco antes do km 100!! E como valeu a pena..., pois fomos em direcção às Talhadas para depois fazermos toda a descida em alcatrão.
Chegámos às 20h20m, precisamente 12 horas depois!!

Para repetir? Mais para frente...!!!!
Track: