terça-feira, 8 de março de 2011

Santiago de Compostela

Esta foi a minha primeira aventura a Santiago de Compostela em BTT.
Eu, Pedro Dinis, José Margarido e Luis Inácio!
 
VALEU A PENA!!!! VALE A PENA… COM GENTE ASSIM!!!!

Sem tirar mérito ao esforço do Luis Inácio quero agradecer sobretudo ao enormissimo esforço do Pedro Dinis e do José Margarido!

Que lição de Bravura, de vontade e de camaradagem!!

O Pedro que depois de uma queda teve que ir ao Hospital de Viana do Castelo endireitar o dedo e levar uns pontos no lábio e o José Margarido que depois de uma queda também partiu a suspensão da bike.
Isto tudo no 2º dia a 150 kms do destino!!
Mas o espirito guerreiro falou mais alto e de facto foi dos momentos de maior bravura que assisti. Confesso que enquanto esperávamos no Hospital à espera do Pedro, este era o momento que mais desejava, não pelo facto de continuarmos mas sim para provar a quem não acredita em si próprio que ultrapassar situações como estas é só para Homens. E há-os!!!!
Sabemos que há limites, mas também sabemos que há cicloturismo e btt!!
Espero que ninguém me leve a mal por estas palavras, mas tenho que as dizer, porque acima de tudo senti um enorme espirito de camaradagem!!! E é isto que tem que prevalecer. Eu no lugar do Pedro, provavelmente (e vocês conhecem-me) teria continuado como ele continuou, não sei. Mas só sei que, se não conseguisse, não seria por mim que os outros não iriam chegar ao fim. Obrigado Pedro!!
O José Margarido, poço de raiva, deixou-me a pensar que realmente não é necessário andar em duas rodas para chegar ao destino!!! Sempre roda no ar. Como é possivel que alguém numa bike com a suspensão partida iria continuar??!! Impressionante!!! Sabem o que foi?? Espirito de guerreiro e de camaradagem!! Seria ele a fazer com que o pessoal não chegasse ao destino? Seria “só” por causa de uma suspensão partida??!!! Impressionante mesmo!! Obrigado Zé!

E aonde é que eu entrei?
Somente a dizer que no 3ºdia nós iriamos recuperar o tempo perdido! Para tal “só” teriamos que fazer 75kms de manhã!! Dificil? Talvez! Mas tinha que injectar esta coragem. Óbviamente que teriamos o 4º dia (terça-feira) como tolerância, mas depois de ter assistido ao que assisti, de ter visto bravura para continuar, só me restava provar que conseguiriamos, bastava sair um pouco mais cedo (7h) e fazer 5h à média de 15Kms/H e ao meio-dia estaríamos em Caldas dos Reis como na última vez, para almoçar. CONSEGUIMOS!!! Os Homens acreditaram sempre!!!... E lá estávamos nós a fazer os restantes 40 kms da parte da tarde mais descansados, convictos de que iriamos conseguir, que o mais dificil estava feito! Não foi bem assim porque a “musculatura” já ajudava no peso a transportar, mas o power da bravura subsistiu!!
Moral: Homens que são Homens acreditam nos outros Homens sem ser necessário ter que o provar… e assim se faz camaradagem!!


Li e escrevi uma vez no meu blog:
“No Btt, o trilho, a coragem e o sofrimento, aceita-se de sorriso no rosto”.
Nunca foi nem será tão bem empregue como esta odisseia!! Mais: … aceita-se de sorriso no rosto e alegria na Alma.

Muito obrigado mais uma vez!

1º dia Porto-Ponte de Lima, com paragem em Barcelos para almoçar.

2º dia Ponte de Lima-Tui, com paragem obrigatória em Viana do Castelo. Pois, o nosso companheiro Pedro Dinis sofreu um acidente numa descida em S. Bento da Porta Aberta e teve que ir levar uns pontinhos ao Hospital. Tudo bem, valeu a sorte e o espirito corajoso. Foi um "intervalo de 5horas" e recomeçamos no local da queda!! O objectivo do dia (chegada a Redondela) já estava longe, pernoitámos em Tui. Tinhamos que recompensar o tempo perdido no dia a seguir!!

3ºDia Tui-Santiago de Compostela, com paragem em Caldas de Reis para almoço.